Publicidade

Fernando de Noronha: O que fazer na ilha mais bonita do Brasil

Fernando de Noronha é a maior ilha do arquipélago de mesmo nome, localizada na costa nordeste do Brasil, no meio do Oceano Atlântico, a cerca de uma hora de voo de Recife e Natal, um verdadeiro paraíso natural e um dos destinos turísticos mais famosos e chiques do Brasil.

Se você pretende visitar Fernando de Noronha, você deve levar em conta um orçamento médio-alto, mas posso garantir que vale muito pelas incríveis praias naturais que você vai encontrar. Até mesmo pelas excelentes acomodações nas ilhas, vale a pena, uma vez que podem lhe oferecer uma das férias mais agradáveis, lindas e confortáveis em sua vida.

O que ver: lugares de interesse a visitar

Fernando de noroonha

Publicidade

O arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha foi descoberto em 1503 por Américo Vespúcio, que ao avistar essas ilhas exclamou: Que esse é o paraíso. Desde 2001, a área do Parque Nacional Marinho foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

E, de fato, Fernando de Noronha é considerado de longe o destino turístico mais procurado do Brasil e um dos mais exclusivos do mundo, com praias e baías caracterizadas por águas cristalinas, cardumes de peixes, cavernas submarinas e fundo do mar ideais para mergulho com tanta natureza intocada.

Todas as áreas são escrupulosamente preservadas pelas autoridades que limitam o acesso e controlam rigorosamente as áreas marinhas e naturais do arquipélago. De fato, mais de 700 pessoas por dia não podem ficar na ilha.

Entre as muitas belezas de Fernando de Noronha indico o Forte do Boldró, localizado a cerca de 2 km do centro da ilha. Esta remonta ao século XVIII, de onde se pode apreciar uma vista espetacular e a linda Praia do Boldró, a Vila dos Remedios no centro histórico onde se localizam o Palácio de São Miguel de 1948, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de 1772 e as ruínas do Forte dos Remédios do século XVIII.

No sábado à noite, uma feira de artesanato é organizada nesta área com produtos típicos da cultura nordestina. A 1,5 quilômetros do centro de Fernando de Noronha está o Museu dos Tubarões, um verdadeiro mausoléu dedicado aos tubarões com um pequeno restaurante de peixes locais.

O Morro dos Irmãos, duas enormes formações rochosas que nascem das águas oceânicas próximas à Baía dos Porcos, são ideais para visitar e são ideais para tirar ótimas fotos, e a Baía dos Golfinhos, a 3 km do centro e 55 metros acima do mar, do qual você pode avistar os golfinhos especialmente antes do pôr do sol.

Fernando de Noronha

 

O que fazer: passeios de barco, surf, excursões

Uma das principais atividades para fazer na ilha são os passeios de barco que partem principalmente do Porto de Santo Antônio, localizado a 1 Km do centro de Fernando de Noronha.

A oferta é bastante variada e você pode escolher entre passeios relaxantes entre as ilhas e baías do arquipélago, mergulho no alto mar entre o fundo do mar e os restos de naufrágios antigos ou viagens para avistar golfinhos e tartarugas marinhas.

Para o mergulho há passeios em barcos especializados nesta atividade com todo o equipamento de segurança e os melhores itinerários, desde as mais belas baías até ao leito do mar, rico em peixes e naufrágios afundados. Você também pode contar com águas calmas com visibilidade de 50 metros e temperatura constante de 27 graus.

Além de passeios de barco para Fernando de Noronha, você pode praticar esportes aquáticos, como surf, kitesurf e windsurf. Para surfar, recomendo a praia de Cacimba do Padre, que também faz parte do Circuito Mundial e da Praia de Boldró, com ondas de até 5 metros de altura.

Para os amantes da natureza e caminhantes, há muitos caminhos e trilhas marcadas para seguir, que irão guiá-lo para descobrir as maravilhas naturais da ilha até os melhores pontos de visualização para desfrutar de vistas deslumbrantes e pontos de observação.

Entre as rotas que eu recomendo, há a Trilha Esmeralda que parte da Baía dos Porcos e chega na Baía do Boldró, a Trilha do Leão que vai da Praia do Sueste até a de Leão e a Trilha dos Abreus, que parte da Estrada Velha e leva às mais belas piscinas naturais na área de Abreus.

Igualmente bela e interessante são as trilhas da Costa dos Mirantes, levando aos pontos de observação e até as mais belas baías da ilha e também, a trilha do Atalaia, que começa a partir de Enseada da Caieira até Praia do Atalaia.

Pontos mais conhecidos: As mais belas praias de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é obviamente famosa sobretudo por suas praias paradisíacas, caracterizadas por areias brancas e águas cristalinas, ricas em peixes e espécies raras como tartarugas marinhas e golfinhos.

Entre as mais belas praias da ilha eu indico a Praia do Sancho localizada na baía homônima, que é acessada pelo mar ou por um caminho e considerada a melhor para o mergulho livre. Assim como a Praia dos Porcos, uma pequena praia rochosa onde você pode encontre piscinas naturais de águas cristalinas e tranquilas.

Igualmente bela é a Cacimba do Padre, uma das maiores praias de 900 metros da ilha, com vista para o Morro dos Irmão, com água verde transparente, a Baia de Santo Antônio, perto do pequeno porto onde você pode encontrar tartarugas marinhas e a Praia do Cachorro, muito frequentada pelos habitantes da ilha com areia branca e água límpida e tranquila. Finalmente, não perca a Praia do Meio, uma praia rochosa onde muitas vezes há belas ondas; a Praia da Conceição com fácil acesso e um mar calmo; a Praia do Boldró famosa pelos muitos animais marinhos que você pode encontrar lá.

A Praia do Atalaia e a Praia do Bode também são pontos conhecidos, com piscinas naturais e grandes pedras que se elevam da água, a Praia do Leão com suas águas entre o azul e verde e a Praia do Sueste onde você pode nadar com as tartarugas marinhas.

 

APROVEITE E CONHEÇA ESSAS MARAVILHAS !

ACESSE O LINK ABAIXO E ESCOLHA O MELHOR PACOTE QUE COMBINA COM VOCÊ!

Conheça JUAZEIRO!

Brasil: os melhores destinos do Nordeste

Tudo que você precisa saber sobre Fernando de Noronha