Publicidade

Tudo que você precisa saber sobre Fernando de Noronha

Fernando de Noronha pode ser alcançado de avião ou de navio, embora a grande maioria dos turistas escolha o avião, certamente, muito mais confortável e rápido, com voos diretos partindo de Recife e Natal com uma duração de cerca de uma hora.

Se você estiver em algum outro lugar no Brasil, terá que pegar um voo que pare nessas duas cidades antes de chegar a Fernando de Noronha, duas paradas obrigatórias para limitar o acesso e controlar o fluxo do local, que é no máximo de 700 pessoas na ilha.

As empresas que fazem essas rotas são a Azul e a Gol, e os pilotos costumam oferecer voos panorâmicos espetaculares à medida que a ilha se aproxima, ideal para tirar fotos inesquecíveis. As pousadas quase sempre oferecem serviços de transporte gratuito do aeroporto e para o aeroporto.

O outro meio para chegar a Fernando de Noronha é o navio com várias linhas de cruzeiros que oferecem passaportes de novembro a março. Deve-se dizer, no entanto, que aqueles que escolhem este veículo não podem dormir na ilha, mas devem permanecer a bordo do navio, podendo visitá-la apenas durante o dia. Isso ocorre porque os passageiros dos navios de cruzeiro não são contados no número máximo de acessos permitidos, que é de 700 pessoas.

Publicidade

Onde ficar: hotéis, residências e pousadas

A ilha de Fernando de Noronha possui uma das ofertas mais exclusivas de hotéis, resorts e pousadas do Brasil, com preços que certamente não são baratos, mas é possível encontrar descontos e promoções especialmente durante a baixa temporada.

Pessoalmente, eu recomendo uma das muitas pousadas belas em Fernando de Noronha, como a Pousada Dona Jô em Vila do Trinta, ou a Pousada da Filó, perto da Praia do Conceição, com piscina, jardim e perfeita varanda para casais, famílias ou grupos de amigos.

Pousada da Jô
Pousada da Jô
Pousada da Filó

Para aqueles que desejam poupar dinheiro, é possível procurar um lugar nas cerca de 100 acomodações disponíveis oferecidas pelos habitantes da ilha, recentemente regulamentadas pelas autoridades da ilha. Você vai praticamente ser acomodado como se estivesse em casa, recebendo os serviços e confortos dos hotéis, mas encontrar muito boas hospitalidades.

Onde comer: guia dos melhores restaurantes

Para comer você é mimado pela escolha com muitos excelentes restaurantes e quiosques que preparam deliciosos pratos de peixes frescos, como o Mergulhão, localizado no Porto de Santo Antônio, com uma esplêndida varanda com vista para o mar e para o Morro do Pico, com excelente peixe grelhado e pratos de camarão.

Restaurante Mergulhão

Ou há o restaurante Zé Maria na área de Floresta Velha, na Rua Nice Cordeiro, nº 1, com serviço de buffet de quarta a sábado e a la carte nos outros dias, além de pratos de peixe fresco capturados em seus próprios barcos.

Na zona central da Vila dos Remédios, recomendo o Cacimba Bistrô, com cardápio contemporâneo e tradicional nordestino, com pratos de peixe fresco e frutos do mar servidos em uma das áreas mais românticas da ilha.

O que fazer à noite em Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha você não vai encontrar festas divertidas e selvagens; já que o turismo da ilha é de tipo médio-alto atraído precisamente pela paz e tranquilidade do local.

Principalmente à noite, você pode encontrar vários restaurantes, quiosques e bares onde você pode comer excelentes pratos de peixe e relaxar com um copo de vinho ou um bom cocktail tropical. Mas há muitos lugares para dançar a típica dança da região, o Forró ou ouvir os ritmos de percussão do maracatu. Entre todos, eu recomendo o Bar do Cachorro, um dos lugares mais animados da ilha, com shows de grupos maracatus, frequentado por turistas e habitantes da ilha e o Muzenza, uma deliciosa pizzaria ainda que um pouco cara, possui shows de reggae ao vivo e forró.

Bar do cachorro

As praias mais lindas do Brasil

A ilha oferece muitas praias, divididas em dois lados: as do Mar de Dentro (ou seja, o lado protegido dos ventos) e as do Mar de Fora (ou seja, o lado exposto às correntes do Oceano Atlântico).

As praias do Mar de Dentro são certamente as melhores para mergulho e oferecem paisagens caribenhas. Entre estas, as mais bonitas são: a praia de Conceição, acessível a pé a partir da pequena cidade de Vila dos Remédios, atravessando a praia do Cachorro e do Meio.

É dominada pela esplêndida imagem do Morro da Pico e é um dos poucos lugares da ilha que oferece a possibilidade de alugar guarda-sóis no Bar do Meio, localizado entre a praia do Meio e a Praia da Conceição.

Morro do Pico

A praia de Cacimba do Padre, vista de areia branca imaculada dominada pelos Dois irmãos, ou seja, duas pilhas gêmeas de rocha que se elevam acima de águas cristalinas. A baía de Porcos, acessível a pé da praia de Cacimba do Padre, é uma pequena baía onde você pode mergulhar em piscinas naturais. Praia do Sancho, também é sensacional. Tenha em mente que, para alcançá-lo, você tem que descer uma escada íngreme.

As praias do Mar de Fora são muito ventosas e com mares constantemente agitados, belos para observar, mas não muito adequadas para banhos. No entanto, a baía do Sueste, famosa pelas tartarugas marinhas, deve ser mencionada.

Mesmo se protegido por uma barreira natural, o mar pode ser perigoso, por isso, se você quiser ter certeza de ver as tartarugas nadando melhor, um dos guias que estão diretamente no local e pode acompanhá-los. Na ilha é possível reservar muitas excursões, mas para evitar a drenagem econômica, você pode optar por alugar um buggy e andar sozinho. No entanto, algumas viagens são imperdíveis, incluindo: a viagem no NAVI, que é o passeio da ilha em um barco especial com um fundo de vidro que permite observar o fundo do mar.

O passeio de barco para ver os golfinhos, onde você terá a chance de admirar centenas (não brincando) desses lindos mamíferos enquanto saltam e brincam nas ondas. O projeto TAMAR é ativo na ilha, uma associação de voluntários fundada com o objetivo de preservar e proteger as tartarugas marinhas.

Tartaruga Marinha – Projeto TAMAR

Uma vez por semana, na praia do Porto, libertam as tartarugas que catalogaram. Se você quiser estar presente para ver de perto esses animais, pergunte na sua pousada sobre o dia e a hora (geralmente às 9h).

Aproveite os preços especiais e compre um pacote promocional!

 

CONHEÇA SALVADOR!

Fernando de Noronha: O que fazer na ilha mais bonita do Brasil

Parques naturais e praias de Fortaleza